Quem “sampleou” quem?

Samples em português significa amostras. Muito utilizado no meio musical, milhares de artistas introduzem samples de outros em suas composições, seja como homenagem, seja como jabá para reerguer a fama de quem a perdeu ou seja somente pela arte e pela qualidade.

A idéia deste post veio essa semana, quando ouvi a música "Like A Soldier", do Eminem e lembrei que, há anos atrás, já havia escutado algo parecido. Pesquisando, achei finalmente de qual música Eminem pegou o sample. E como a parte curiosa da mente foi ativada, outras lembranças vieram, como Lady Sovereign, Flo rida, Nicola Fasano, Kanye West, entre outras dezenas de músicas que me fizeram lembrar de outras.

Conversando com amigos sobre o uso de samples, chegamos a uma triste conclusão. O crédito vai para o artista que utilizou o sample, e não para quem o criou.  Ou seja, muitos acham que o sample faz parte da música atual, que é novidade. Culpa deste problema é a falta de conhecimento, e até de um pouco de falta de pesquisa de quem ouve.

Quantas vezes já não ouvimos alguém falar?: "- Nossa, aquela música é demais. O "artista x" é fantástico."

Aí quando você vai explicar que o "artista x" pegou trechos de uma música famosa de anos atrás, da "banda y", seus ouvidos são metralhados com o estridente som de: "- HÃÃÃ….QUEM???".

Felizmente, com o acesso a internet, a geração de hoje pode procurar músicas sem depender das rádios, porém uma pequena parcela ainda possue conhecimento limitado ao que toca em rádio, deixando-os assim cegos e à mercê da máxima: "tudo que toca em rádio é novidade."

Então, para adicionar conhecimento aos novos e reativar a lembranças dos antigos que por aqui passam, tentarei listar o máximo de músicas que lembrar acerca de músicas que utilizam samples de outras.

 

"Like Toys Soldiers", com Eminem usando sample de "Toy Soldier", da Martika.


 

"Sugar", com Flo rida usando sample de "Blue (Da Ba Dee)", do Eiffel 65. 


 

 


 

"So Human", com Lady Sovereign usando sample de "Close To Me", do The Cure. 


 

"I Run", com Slim Thug usando sample de "I Ran", de A Flock of Seagulls. 


 

"Desabafo", com Marcelo D2 usando sample de "Deixa Eu Dizer", da Cláudia. 

14 comentários

  1. Eu já sabia disso, mas parabéns pela matéria que suscintamente informa o que significa um sample!

  2. foi tentando um pesquisa sem sucesso ke a web me guiou ate aki o conteudo deste bog é simplesmente fantastico não conhecia a musica da claudia – deixa eu dizer na qual d2 a sampleou entre outros. Desde já muito obrigado por fazerem as pessoas conhecverem a originalidade das musicas das quais nós ouvimos quase todos os dias . Sugestão e pedido – gostaria de conhecer o sampler da musica do função RHK – “CHic” pois ja ouvi algo parecido mas não consigo encontrar certo de contar com a sua ajuda para + conhecimentos … grato

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*