24 Horas de música no cinema

Indicação da Pamella no Twitter, postou falando que a Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira, fará ,nos dias 2 e 3 de maio, uma apresentação com 24 horas de filmes com grandes nomes da música mundial e curiosidades sobre o universo pop.

Está aí mais uma dica, caso não queira ir na virada cultural.

Segue release:

 

VIRADA CULTURAL 2009

24 HORAS DE MÚSICA NO CINEMA

02 e 03 de maio de 2009

 

Mais uma vez, a VIRADA CULTURAL transforma a cidade de São Paulo, durante 24 horas ininterruptas, em palco de shows e concertos musicais dos mais diversos estilos. E novamente a CINEMATECA BRASILEIRA entra no espírito do evento, apresentando 24 horas de filmes com grandes nomes da música mundial e curiosidades sobre o universo pop. A maratona deste ano promete satisfazer aos saudosos dos anos 80 e 90 e também saciar o apetite dos fãs por filmes há muito ausentes das telas. É o caso de Stop making sense, histórico registro de um show da banda Talking Heads dirigido pelo premiado Jonathan Demme, que será exibido numa rara cópia em 35mm. Ainda no gênero documentário, esta pequena mostra apresenta opções para todos os gostos: Hype! oferece uma oportunidade para rememorar o impacto do movimento grunge no momento em que são lembrados os quinze anos da morte de Kurt Cobain, seu principal expoente. Já Memórias em Super-8 permite ao público conhecer o lado musical do aclamado diretor Emir Kusturica, membro da No Smoking Orchestra, que mistura rock, jazz e música cigana às tradições dos Bálcãs. E há ainda Full metal village, um inusitado documentário sobre um grande festival de heavy metal numa pacata cidade rural da Alemanha. Para fugir do rock, a opção é Vinícius, a amorosa biografia do saudoso Vinicius de Moraes, um dos maiores poetas da MPB. A seleção inclui também dois longas-metragens de ficção: Rock Estrela, um marco da geração 80 que conta com alguns dos principais nomes do rock brasileiro daquela década, e A festa nunca termina, genial reconstituição da trajetória do selo musical Factory, que apresenta uma outra versão para a famigerada história da banda de pós-punk Joy Division, recentemente retratada no documentário homônimo e no filme biográfico Control. Com tantas opções, esta programação é uma chance imperdível de ampliar o repertório cinematográfico dos amantes da música popular.

 

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207

próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

 

ENTRADA FRANCA

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

02.05 | SÁBADO

 

SALA CINEMATECA BNDES

 

18h00   ROCK ESTRELA

 

20h00   MEMÓRIAS EM SUPER-8

 

22h00   FULL METAL VILLAGE

 

 

03.05 | DOMINGO

 

SALA CINEMATECA BNDES

 

00h00   A FESTA NUNCA TERMINA

 

02h15   HYPE!

 

04h00   STOP MAKING SENSE

 

05h45   VINiCIUS

 

08h00   MEMÓRIAS EM SUPER-8

 

10h00   FULL METAL VILLAGE

 

12h00   ROCK ESTRELA

 

14h00   VINiCIUS

 

16h15   STOP MAKING SENSE

 

 

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

 

A festa nunca termina (24 hour party people), de Michael Winterbottom

Inglaterra, 2002, 35mm, cor, 117’ | Legendas em português

Steve Coogan, Shirley Henderson, Sean Harris, Andy Serkis

Manchester, 1976. Inspirado pelo sucesso dos Sex Pistols, o apresentador de TV Tony Wilson resolve montar um selo musical chamado Factory e uma boate chamada Hacienda, tornando-se responsável por descobrir e revelar o talento musical de grupos como Joy Division, New Order e Happy Mondays. Descrevendo a herança musical de Manchester desde a década de 1970 até o início dos anos 90, bem como o surgimento do Joy Division e sua transformação no New Order, o filme ilustra a vibração que fez de Manchester o lugar onde todos gostariam de estar.

Classificação indicativa: 18 anos

dom 03 00h00

 

Full metal village, de Sung-Hyung Cho

Alemanha, 2006, 35mm, cor, 90’ | Legendas em espanhol | Exibição em DVD

O céu sobre as vacas ao som de heavy metal alucinante de bandas como Cannibal Corpse, Grave Digger, Raise Hell, Death Angel e Sodom. Isto poderia ser um assunto abundante para um pequeno embate de culturas. Porém, na realidade, o encontro de agricultores do norte da Alemanha e fãs internacionais de hard rock por ocasião do maior festival mundial de heavy metal no vilarejo de Wacken, situado no estado de Schleswig-Holstein, é a coisa mais pacífica do mundo. Um documentário sobre heavy metal tão inusitado quanto divertido.

Classificação indicativa: 14 anos

sáb 02 22h00 | dom 03 10h00

 

Hype!, de Doug Pray

EUA, 1996, 35mm, cor, 97’ | Legendas em português

Aclamado documentário sobre o grunge, movimento musical surgido na cidade americana de Seattle no início da década de 1990, responsável por revelar ao mundo nomes como Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden. As músicas desses grupos, moldadas para o underground local, acabaram virando hits planetários; as desleixadas camisas de flanela xadrez que compunham o visual dos músicos da região se tornaram a última moda. O filme narra este capítulo importante da música pop recente pelo ponto de vista de seus protagonistas e inclui performances raras de bandas como Mudhoney, The Posies, 7 Year Bitch, The Melvins e Supersuckers.

Classificação indicativa: 16 anos

dom 03 02h15

 

Memórias em Super-8 (Super 8 stories), de Emir Kusturica

Alemanha/Itália/Iugoslávia, 2001, 35mm, cor/pb, 101’ | Legendas em português

Documentário do premiado cineasta – e guitarrista – iugoslavo Emir Kusturica sobre a turnê européia realizada em 2000 por sua banda, a No Smoking Orchestra. O grupo foi fundado em 1980 pelo cantor Nelle Karajilic e procurou, por meio de misturas com o rock’n’roll, o jazz e a música cigana, encontrar as raízes da música dos Bálcãs. Participação especial de Joe Strummer, lendário guitarrista da banda punk The Clash.

Classificação indicativa: 12 anos

sáb 02 20h00 | dom 03 08h00

 

Rock estrela, de Lael Rodrigues

Rio de Janeiro, 1986, 35mm, cor, 90’

Diogo Vilela, Léo Jaime, Malu Mader, Andréa Beltrão

Estudante de música clássica chega de Buenos Aires e hospeda-se na casa do primo, líder de uma banda de rock. Enquanto amplia seus horizontes musicais e pessoais, ele tem de decidir entre ficar com sua namorada de infância, agora uma respeitada mulher de negócios, ou com uma jogadora de vôlei que acabou de conhecer. O filme conta com a participação das bandas nacionais Tokyo, Metrô, RPM, Os Melhores, Vírus e da banda argentina La Torre, além dos músicos Celso Blues Boy, Supla e Fito Páez.

Classificação indicativa: 14 anos

sáb 02 18h00 | dom 03 12h00

 

Stop making sense, de Jonathan Demme

EUA, 1984, 35mm, cor, 88’ | Legendas em português

Em dezembro de 1983, o diretor Jonathan Demme (de O Silêncio dos Inocentes e Filadélfia) filmou três concertos da banda Talking Heads, realizados no Pantages Theater, em Hollywood. O resultado foi este documentário, exibido à época nos cinemas de todo o mundo, que apresenta, entremeadas a imagens de bastidores, versões ao vivo definitivas para clássicos da banda como “Psycho killer”, “Burning down the house” e “Once in a lifetime”.

Classificação indicativa: 12 anos

dom 03 04h00 | dom 03 16h15

 

Vinicius, de Miguel Faria Jr.

Brasil/Espanha, 2005, 35mm, cor, 122’

A montagem de um pocket show em homenagem a Vinicius de Moraes é o ponto de partida para a reconstituição de sua trajetória. O documentário mostra a vida, a obra, a família, os amigos, e os amores deste autor de centenas de poesias e letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro são vistas por meio de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos. Artistas como Zeca Pagodinho e Adriana Calcanhoto interpretam os grandes clássicos do autor, enquanto grandes nomes da mpb como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Toquinho contribuem com depoimentos.

Classificação indicativa: 10 anos

dom 03 05h45 | dom 03 14h00

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*